Sargeras é Vilão ou Anti-Herói? – Dúvida da Comunidade

Por mais estranho que seja se perguntar se o Sargeras é Vilão ou Anti-Herói, essa pergunta já gerou debate dentro da comunidade.

A propósito, meu intuito não é ressuscitar a postagem.

Mas foi uma postagem que eu gostei muito de fazer no meu Tumblr e gostaria de compartilhar aqui também.

A primeira vez que vi essa questão foi quando me deparei com uma postagem feito pelo jogador Fellipe Souza.

Essa postagem foi publicada no grupo World of Warcraft Brasil.

A Postagem

Segundo o jogador:

“Para nós (Players) Sobreviventes de Azeroth Sargeras é um Grande vilão.

Sargeras apenas tem Seus objetivos diferentes …

Os verdadeiros vilões são os Void Lords.

Que jogaram diversas pragas no universo que hoje nos conhecemos como Old Gods.

Sim Void Lords é bem superior aos Old Gods…

Sargeras Criou a legião com objetivo de destruir todos os planetas (Ovos de Titãs).

Pra impedir os planos dos Void Lords. Ele precisa destruir nossa azeroth para que os Void Lords não tenha sucesso em seus planos.

sargeras-e-vilao-ou-anti-heroi-wow

Muitos jogadores concordaram e tantos outros discordaram do jogador.

De fato a informação sobre os “Void Lord” (Senhor do Caos) está correta, o Sargeras de fato tem a intenção de eliminar o grande mal que são os Senhores do Caos.

Para isso, ele quer eliminar a Vida da Grande Treva, para que os Senhores do Caos não tenham mais como se alimentarem e consequentemente, definharem.

É justamente aí que mora a dúvida se o Sargeras é Vilão ou Anti-Herói:

Se ele quer purificar o universo, lutar contra os Deuses Antigos e os Senhores do Caos, que são malignos, então ele é um vilão de fato?

Levando em consideração as informações do Warcraft Cronicals, onde deixa claro que ele não enlouqueceu e pretende recomeçar o universo do zero, sem corrupção, isso não seria algo bom?

Se existe um fundamento em suas ações, onde os fins justificam os meios visando a paz universal, ele não seria um anti-herói ou até mesmo um herói?

Sargeras é Vilão ou Anti-Herói: Porque Gerou Dúvida?

Primeiramente, jamais poderemos esquecer que a lore referente ao WoW é muito complexa para ser dividido em bem ou mal, quem é herói ou vilão.

A Nova Horda tem seus heróis e vê na Aliança o seu vilão e a Aliança tem seus heróis e vê na Horda o seu vilão.

Com o Sargeras não é tão diferente.

Por mais que as atitudes dele sejam cruéis para nós, se analisarmos friamente seus motivos, é completamente compreensível, pois o que nós somos perto de uma criatura Titânica como o Sargeras?

Estamos a nível de formigas, incomodas, que está se provando quase impossível de dedetizar, tornando-se aos poucos um real problema, mas mesmo assim, formigas.

Sinceramente, se todas as pessoas fossem consideradas más por eliminarem pragas incomodas como formigas, enquanto reformam suas casas, qual pessoa seria boa?

Então pessoal, a dúvida de que o Sargeras é Vilão ou Anti-Herói pode gerar atrito justamente nesse ponto, como vimos no grupo, devido as intenções do personagem.

Porém, uma certeza nós temos, por mais que suas intensões possam ser boas, visto a grosso modo, ele não é bom.

Da mesma forma que o Illidan, para proteger aquilo que lhe é precioso, ou eliminar um mal maior, Sargeras passa por cima de tudo e de todos se necessário.

O que é bem característico de um anti-herói.

“Então tia Verd, você acha que o Sargeras é anti-herói?”

Definitivamente não!

sargeras-e-vilao-ou-anti-heroi-wow-antes-da-corrupcao

Sargeras é Vilão ou Anti-Herói: Vilão! Mas porquê?

No decorrer da postagem em questão vi vários comentários, alguns explicando o porque ele é vilão, outros explicando o porque ele é anti-herói e todos tem fundamento baseados na lore que não estavam errados.

Mas tem um ponto crucial que poucos levam em consideração.

A vilania de um personagem não se dá apenas pela índole ou ações do personagem.

Para isso, quero que tenhamos a base correta do que é ser um anti-herói e o que é ser um vilão:

Anti-Herói:

Pessoa ou personagem de ficção à qual faltam os atributos físicos ou morais geralmente atribuídos aos heróis.

Vilão:

(…) Pessoa de intenção maldosa. Eterno inimigo dos mocinhos e super-heróis.

Lembrando que, intensão maldosa não é necessariamente uma pessoa maldosa em si.

Pode ser alguma pessoa forçada a essa situação, onde tem que fazer uma maldade para obter algum resultado.

Outro detalhe, o vilão da história é SEMPRE o ANTAGONISTA do herói. E o antagonista principal de Azeroth, o lugar em que nós temos que proteger a todo custo é o Sargeras.

Sargeras é Vilão ou Anti-Herói: Conclusão

A grosso modo, pela história do Sargeras, ele tem todos os elementos que o enquadraria tanto como um anti-herói, como um vilão.

Na verdade, se colocarmos a história pelo ponto de vista do Sargeras, poderia ser chamado até de herói, visto que ele matou com pesar os demais Titãs e não por sadismo.

Afinal ele julgou necessário essa ação para salvar o universo.

Outro detalhe importantíssimo que deixa claro no Warcraft Cronicals é que a mana vil corrompeu sua aparência, mas não mudou a sua mente.

Poooooréééééém como disse acima, no jogo World of Warcraft ele é o vilão por um único motivo que poucos levaram em consideração na discussão em si:

Sargeras é o ANTAGONISTA do grande herói e heroína dessa história, repleta de pormenores e cheia de situações dúbias que é VOCÊ!

Toda a lore relacionada ao WoW tem como ponto central o mundo de Azeroth e/ou as suas facções, onde você, herói ou heroína está completamente imerso.

Até mesmo quando vamos para Terralém ou Draenor, o motivo é a proteção de Azeroth, impedindo uma eventual invasão.

Até onde me recorde, não temos histórias na linha principal envolvendo profundamente as raças que não pertencem as facções ou raças jogáveis nas expansões anteriores ao WoD (há uma grande diferença na profundidade da lore dos Arakkoas no BC e no WoD por exemplo).

Salvo as revoadas Dracônicas, as raças exploradas tinham vínculos ou com a Horda, ou com a Aliança ou com os antagonistas.

Não podemos nos esquecer que o seu antagonista é o seu vilão.

Horda ou a Aliança é o seu vilão, mas quando a sobrevivência de Azeroth é ameaçada, quando a Horda e Aliança estão ameaçados em igual situação, o inimigo do meu inimigo vira meu aliado.

Como ocorreu no Lich Rei ou Asa da Morte.

Há pessoas boas e más em ambas as facções, e nem por isso a vemos a facção rival como anti-herói uma da outra, mas continua como inimiga.

O Illidan, por mais que tenha ideias onde os fins justificam os meios, possuindo uma linha de raciocínio similar ao de Sargeras, é um anti-herói pois seus objetivo é proteger Azeroth.

Não importando como.

Já Sargeras quer destruí-la, mesmo que seja justo de um certo ponto de vista, que ele tenha intensões honestas para poder eliminar os Senhores do Caos.

A partir do momento que ele quer destruir tudo aquilo que você ama e quer proteger (intensão maldosa), ele se torna o SEU antagonista.

Portanto seu inimigo e vilão (eterno inimigo dos mocinhos e super-heróis) e toda a lore voltada para o WoW é contada pelo  seu ponto de vista, seja Horda ou Aliança.

Uma matéria interessante sobre dúvidas referente a lore e história dentro do WoW é o post Canônico e não Canônico no World of Warcraft.

About The Author

Warlock blood elf absurdamente fã da lore de WoW. Conhecida por ter problemas com a internet ou o com o PC nas piores horas possíveis.

Related Posts