Humanos no WoW – A Origem das Azespécies – Lore

Você sabe qual é a Origem dos Humanos no WoW?

Após uma longa pausa eu, Akhana, volto com mais uma postagem, mas dessa vez relacionada com a história (lore) de Warcraft.

Afinal, não tenho meu título de Mestre Historiador apenas por ter feito as missões do jogo (cof cof, modéstia a parte).

Todos temos nossas preferências por facções, raças e classes, mas poucos já procuraram entender o significado profundo da origem de cada uma das raças jogáveis.

Existem livros que contam a História de Warcraft, portanto o que vou fazer aqui é mais as minhas próprias teorias com relação a origem de cada espécie.

Vou me basear em missões, falas de personagens e os livros espalhados dentro dos jogos.

Resumindo, vou dar uma de Darwin.

Humanos no WoW

humanos-no-wow-a-origem-das-azespecies-lore

Começando com o primeiro ícone da barra mais a esquerda na seção de criação de personagens, vamos para os HUMANOS.

Warcraft não é Warcraft sem os Humanos em algum lugar (como maioria das estórias e outros jogos).

O primeiro Warcraft é baseado no grande conflito entre Humanos e Orcs, portanto é uma das raças mais importantes do jogo. Mas e sua origem?

Nós, Humanos reais, descendemos de uma espécie de primata que se destacou entre as outras por sua capacidade de aprendizado maior e sua grande violência com relação a outros animais.

Os Humanos no WoW tem a sua origem muito mais divertida.

Para traçar essa trajetória temos que voltar milhares de anos no universo de Warcraft quando os continentes eram um só.

Os Elfos-Noturnos davam seus primeiros passos e os Trolls e Mogus viviam em guerra contra os insectóides (Qirajis, Nerubians e Mantides).

Os Titãs

Nesse ponto da história vieram para o mundo de Azeroth os Titãs, criadores e moldadores de mundos, com objetivo de modificar algumas coisas nesse mundo caótico surgido do vazio e controlado pelos elementos e deuses horrendos em seu interior.

Os grandes Titãs eram criaturas de metal que conseguiam trazer à vida seus construtos.

Eles criaram 4 tipos para trabalharem na moldagem de Azeroth:

  • Gigantes (que eram ferreiros e conseguiam se montar e montar os outros)
  • Vrykuls (capatazes e protetores)
  • Anões (trabalhadores braçais)
  • Gnomos (responsáveis pelas invenções e manutenção).

Todos eles eram feitos de algum tipo de metal e seguiam as ordens dos Titãs de modificarem o mundo, mesmo após sua partida.

NOTA: Vale lembrar que existe a possibilidade de que o nome “Vrykul” tenha vindo somente depois da modificação.

Os “Iron Vrykuls” não fazem menção a seus próprios nomes durante o jogo e os mais recentes são crias do Titã inferior Loken.

Os Vrykuls de Ferro eram construtos ágeis e fortes, prontos para proteger as outras 3 espécies e para punir e destruir aqueles que não seguiam suas programações.

Não eram muito inteligentes, mas a programação de proteger e destruir não exigia muita capacidade intelectual.

E aqui está o primeiro ancestral dos Humanos no WoW.

Vrykul de Ferro

humanos-no-wow-a-origem-das-azespecies-lore-vrykul

Após a partida dos Titãs, a Guerra dos Antigos e a divisão continental, as espécies criadas pelos Titãs foram convertidas pela chamada “Maldição da Carne”, uma forma dos deuses antigos dizerem aos Titãs que o poder deles também era grande.

Com a maldição da carne, essa espécie feita para proteger e lutar teve toda sua estrutura modificada e ganhou uma natureza violenta.

Se tornaram guerreiros e caçadores ferozes, com uma super valorização da força bruta e da magia negra, saqueando e matando as outras espécies por terra e por mar.

Varias tribos se formaram pelo continente de Nortúndria separando esses meio-gigantes e modificando suas aparências de acordo com o lugar onde se localizavam.

  • Tribos de Vrykuls de pele azulada na região da coroa de gelo (conhecidos como Vrykuls de Gelo)
  • Tribos de Mulheres a serviço de Thorin nos Picos Tempestuosos
  • Tribos de Homens que navegam com a neblina
  • Tribos instaladas na região dos Fjords

humanos-no-wow-a-origem-das-azespecies-lore-kvaldir

Os Vrykul doentes

Com o tempo surgiu um problema com as tribos dos Fjords Uivantes.

Algumas crianças começaram a nascer mal-formadas, pequenas e feias.

O rei dos Vrykuls na época, Ymiron, culpou seus deuses por essa desgraça, dizendo que eles tinham sido abandonados e que as crianças mal-formadas deveriam morrer.

Poucos pais foram capazes de fazer isso, então vários deles apenas abandonavam as crianças à própria sorte longe de Nortúndria.

Ymiron culpou os deuses pela maldição, mas usando uma análise do mundo real podemos chegar a um entendimento sobre a mal formação dos filhos.

Nas tribos escandinavas relações consanguíneos eram muito comuns devido ao isolamento que as mesmas sofriam.

Isso aumenta muita a possibilidade de uma criança nascer com algum tipo de mutação genética.

Grande parte das criaturas das lendas nórdicas são baseadas nessas deformidades.

Pessoas que nasciam muito pequenas, com orelhas e rostos deformados e outras eram mortas ou abandonadas.

Viajantes que se deparavam com essas pessoas abandonadas e mal formadas acreditavam que elas eram monstros, não humanos.

Analisando os Vrykuls e sua obsessão por força podemos concluir que os mais fortes tinham chances de subir na vida, sobreviver e conseguir uma parceira.

Como eles não eram numerosos, provavelmente começaram as relações entre primos e até irmãos.

O resultado eram Vrykuls menores e fracos.

humanos-no-wow-a-origem-das-azespecies-lore-vryku-de-carnel

A Hibernação dos Vrykuls

Quando praticamente todas as crianças começaram a nascer assim, Ymiron determinou que sua espécie deveria entrar em hibernação para que ela não acabasse.

Os filhos abandonados conseguiram sobreviver e atravessar o oceano em direção ao continente posteriormente conhecido como Reinos do Leste.

Assim surgiram os Humanos no WoW.

Inicialmente eles eram bem tribais e pouco unidos, mas os Trolls que já habitavam a região a muito tempo começaram a matar os humanos.

Varias dessas tribos se juntaram e fundaram a nação de Arathor e a cidade de Strom.

Vieram os primeiros contatos com os Elfos Superiores e com magia.

Com o tempo os humanos deixaram de ser criaturas tribais e se tornaram uma sociedade bem organizada, com indivíduos espirituosos e com boas habilidades diplomáticas e de combate.

Os humanos atuais se concentram basicamente em Ventobravo com algumas cidades e assentamentos espalhados pelo mundo por causa das sucessivas guerras e pragas que afligiram o mundo.

Duas outras espécies surgiram a partir dos humanos, os Worgen e os Mortos Vivos, mas falarei sobre eles outro dia.

Espero que tenham gostado desta “lore” dos Humanos no WoW.

REPITO isso tudo foi apanhado de coisas que eu vi ao longo do jogo.

Na próxima parte falaremos sobre os Orcs!

Abraços